quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nematelmintos

Nematelmintos

Nematelmintos são vermes de corpo, muitos Nematelmintos são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou em ambiente terrestre, outros são parasitas de animais,plantas e inclusive o ser humano.
Suas características são:
Cilíndricos de corpo liso ,não segmentado;
Pseudocelomados
Vida livre ou parasitas;
Primeiro grupo animal a possuir tubo digestivo completo;
Possuem músculos longitudinais(movimento de chicotada);
Digestão extra e intracelular;
Esqueleto hidrostático;
Corpo coberto por uma cutícula(proteína)secretada pela epiderme;

Nematelmintos tem o corpo coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno e a sua musculatura é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo.  Não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea ou tegumentar, feita através de difusão. Os nematelmintos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. A boca possui lábios ao redor,  não possuem sistema circulatório e possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. São animais dióicos, em sua grande maioria, possuem sexos separados. Geralmente os Nematelmintos tem sexo separados as fêmeas  podem ser bem nítidas, os machos são bem menores do que as fêmeas da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho.





Doenças provocadas por Nematelmintos 
Ascaridíase ou ascaridiose

             Doença provocada pela lombriga, Ascaris lumbricoides, parasita que vive no intestino humano ou do porco e podem chegar a 40 cm de comprimento e consegue concluir seu ciclo de vida em apenas um hospedeiro (monóxeno ou monogenético).

Contágio e sintomas
            Ocorre por ingestão dos ovos através de alimentos ou da água. Quando existem poucas lombrigas no intestino humano, geralmente, é assintomático

Larva migrans
Doença intestinal de cães e gatos provocada pelo parasita Ancylostoma braziliense. O homem é um hospedeiro acidental que se contamina quando as larvas livres no solo entram através da pele. É uma doença monoxena porque completa o ciclo de vida apenas em um hospedeiro (cão ou gato) no homem não completa o ciclo.
 
Contágio e sintomas
 Ocorre acidentalmente quando as larvas livres no solo entram na pele humana. Provocam  coceira e irritação na pele, principalmente durante a noite quando as larvas estão mais ativas. Usar pomadas nos locais e em casos extremos usar vermífugos ajuda a melhorar.

Oxiurose
 Também conhecido como Enterobiose,possui 1 cm de compriemnto e vive no instestino grosso.

Contágio e sintomas
Ocorre através da ingestão dos ovos que pode ser direta (após coçar o ânus, a mão contendo ovos é colocada na boca) ou indireta, pela ingestão de alimentos contaminados.

Estrongiloidíase
É uma Infecção intestinal causada pelo parasita Strongyloides stercoralis. Ao contrário de outros parasitas, estes podem viver indefinidamente no solo como formas livres. Só fêmeas podem ser parasitas, os machos vivem sempre livres no solo, alimentando-se de detritos orgânicos por toda a vida.

Contágio e sintomas.
Ocorre por penetração ativa das larvas na circulação humana através da pele. Pode ocorrer reações "alérgicas" como eritema e prurido.

Ancilostomose (amarelão)
  Doença que pode ser provocada por duas espécies de parasita, a Ancylostoma duodenale e a Necator americanus.

Contágio e sintomas
 Ocorre no solo quando as larvas penetram na circulação humana, ativamente através da pele. Devido a perda de sangue nas lesões provocadas pelos parasitas, o sintoma típico é a anemia, provocando palidez, fraqueza e, consequentemente, a pele amarelada. Podem provocar, da mesma forma que na ascaridíase, danos aos pulmões. Pode provocar a geofagia que é a vontade de comer terra.

Filariose
Doença causada pelo parasita Wuchereria bancrofti, que vive nos vasos linfáticos dos braços, mamas, saco escrotal e, principalmente, nas pernas, provocando edemas (inchaços) devido ao bloqueio ou destruição desses vasos. 

Contágio e sintomas Ocorre através da picada do mosquito contaminado. Após o contágio ocorre manifestação alérgica, febre e inchaço nos linfonodos. Quando adultos, os vermes causam obstruções nos vasos linfáticos, provocando inchaços.
Esquema:





Curiosidade:
Nenhum de seus representantes possui células com cílios ou Flagelos.

Reportagem