terça-feira, 4 de novembro de 2014

Reino Monera

  Bactérias:



Introdução

O reino monera é composto pelas bactérias e cianobactérias (algas azuis). Elas podem viver em diversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda, como parasitas.

Bactérias

A maioria de seus representantes são heterótrofos  (não conseguem produzir seu próprio alimento), mas existem também algumas bactérias autótrofas (produzem sem alimento, via fotossíntese por exemplo).

Existem bactérias aeróbias, ou seja, que precisam de oxigênio para viver, as anaeróbias obrigatórias, que não conseguem viver em presença do oxigênio, e as anaeróbias facultativas, que podem viver tanto em ambientes oxigenados ou não.

As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococos, e em cachos, formam um estafilococo.

*Os diferentes tipos de Bactérias:


Por serem os seres vivos mais primitivos da Terra, eles também são os que estão em maior número. Por exemplo, em um grama de solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários.


Estrutura de uma bactéria:


LEGENDA

  • Nucleóide
O cromossoma bacteriano consiste numa única molécula circular de DNA que determina as características da célula e comanda as suas atividades;
  • Citoplasma
Solução aquosa na qual estão suspensos todos os componentes internos; pode conter substâncias úteis para a célula como enzimas e substâncias de reserva;
  • Ribossomas
Pequenos corpos granulares, com os quais ocorre a síntese de proteínas; movem-se livremente no citoplasma;
  • Membrana plasmática
Envolve a célula bacteriana controlando as trocas de substâncias com o exterior; pode formar invaginações para o interior em cuja superfície se realizam processos como a respiração ou a fotossíntese;
  • Parede Celular
Invólucro semi-rígido que dá forma às bactérias e as protege contra vírus e substâncias tóxicas. É formada por polissacarídeos e polipeptídeos;
  • Cápsula
De aspecto gelatinosos, protege a bactéria da dessecação, dos vírus bacteriófagos, células fagocitárias e anticorpos. Alguns antibióticos, como a penicilina, actuam inibindo a produção de cápsulas;
  • Pili ou Fímbrias
Numerosos apêndices filamentosos, de natureza proteica, muito mais curtos e finos do que os flagelos; facilitam a aderência da bactéria a substratos sólidos ou aos tecidos dos organismos parasitados;
  • Flagelo
As bactérias podem apresentar um número variável de flagelos, os quais, rodando sobre a sua base, permitem que a célula se movimente.

Reprodução das Bactérias


O esquema acima, é um exemplo da reprodução das bactérias, que ocorre de forma assexuada, feita por bipartição (divisão binária, ou cissiparidade), onde a célula bacteriana cresce, têm seu material genético duplicado, e então, a célula se divide, dando origem a outra bactéria, geneticamente igual à outra.

A variabilidade genética das bactérias é feita de três formas: conjugação, que consiste em uma bactéria transferir material genético para outra, e vice-versa, através das fímbrias; transdução: é a troca de genes feita através de um vírus, que invade uma célula, incorpora seu material genético, e o transmite para outras células; transformação: as bactérias podem incorporar ao seu DNA fragmentos de materiais genéticos dispersos no ambiente.

As bactérias também podem originar esporos, em condições ambientes desfavoráveis à reprodução (altas ou baixas temperaturas, presença de substâncias tóxicas, etc). Eles são pequenas células bacterianas, com uma parede celular espessa, pouca água e um material genético. Elas são capazes de ficarem milhares de anos nestes ambientes, esperando por uma condição do ambiente melhor.
O esquema acima mostra de uma forma fácil e simplificada a separação celular durante a reprodução assexuada.

A importância das bactérias

As bactérias também têm sua importância no meio ambiente, assim como qualquer ser vivo.

  •  Decomposição: Atuam na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambiente moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos;
  • Fermentação: Algumas bactérias são utilizadas nas indústrias para produzir iogurte, queijo, etc (derivados do leite);
  • Indústria farmacêutica: Na fabricação de antibióticos e vitaminas;
  •  Indústria química: Na produção de alcoois, como metanol, etanol, etc;
  • Genética: Com a alteração de seu DNA, pode-se fazer produtos de interesse dos seres humanos, como insulina;
  •  Fixação do Nitrogênio: Retiram o nitrogenio do ar e o fixa no solo, servindo de alimentação para as plantas.

Doenças provocadas por bactérias

As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças, como a tuberculose e a lepra, além de outras que você estudará a seguir.

Os antibióticos são medicamentos utilizados no combate às doenças causadas por bactérias; porém, o seu uso não deve ser indiscriminado, isto é, sem receita médica ou por períodos de tempo incorreto. Isso acaba por selecionar e favorecer linhagens de bactérias resistentes, dificultando a cura de várias infecções.
  • As principais doenças causadas por bactérias ao ser humano, são:
Tuberculose, Hanseníase, Cólera, Tétano, Meningite, Difteria, Leptospirose, Coqueluche, Sífilis, Gonorréia.

Vídeo explicativo


                        
      BACTÉRIAS:  Matérias importantes sobre:


         TEMA:   (Epidemiologia) 

  • A cura pelas bactérias; 
     http://veja.abril.com.br/noticia/saude/a-cura-pelas-bacterias

  • Suas bactérias vivem em sua casa e se mudam com você;

     http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/suas-bacterias-vivem-em-sua-casa-e-se-mudam-com- voce

                                               Fontes: 

                                                                                              - Info escola 
                                                                                              -.Sobiologia 
                                                                                              - Sua Pesquisa
                                                                                              - Youtube
                                                                                              -Veja abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário