domingo, 14 de setembro de 2014

Sistema Cardiovascular

     A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio para as células, e carregar resíduos do metabolismo celular para os órgãos que farão sua eliminação que são por exemplo o fígado e os rins.
            Porém existe uma força que impulsiona o sangue até os tecidos e o responsável por isso é o coração. O coração poderia ser comparado com uma bomba propulsora que produz trabalho através da contração de suas fibras musculares estriadas cardíacas.
            O sistema circulatório pode ser dividido em duas partes: pequena circulação e grande circulação, sendo a primeira a que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e grande circulação a que é feito do coração até todos os tecidos do corpo humano através da artéria aorta.
            A definição de artéria e de veia está relacionada a saída do coração (artéria) ou chegada ao coração (veia), e não ao fato de haver sangue com oxigênio ou sangue com gás carbônico em seu interior.
 CORAÇÃO
             O coração é a principal parte integrante do sistema circulatório e está localizado dentro do gradil costal ,estando desta forma protegido do meio externo pelas costelas.
            Sua localização é no mediastino, especificamente na sua parte média, estando entre os dois pulmões mantendo uma relação de intimo contato com estes órgãos, e posteriormente ao coração está o esôfago e finalmente a aorta.Ele mantém sua posição devido a sua ligação com o diafragma na cúpula diafragmatica.
            O coração muda de posição de acordo com a posição do diafragma, sendo que na inspiração o coração desce junto com o diafragma e expiração ele ascende também junto com o diafragma.
            O pericárdio pode ser dividido em duas partes sendo sua parte mais externa o pericárdio fibroso e sua parte interna o pericárdio seroso. O pericárdio fibroso é mais resistente que o seroso e por isso suporta maior tensão, já o pericárdio seroso é dividido em duas partes que são as lâminas parietais e viscerais sendo que a parte parietal recobre o internamente o pericárdio fibroso e a parte visceral a que recobre o coração e os vasos coronários.Entre as duas camadas do pericárdio existe a cavidade pericárdica que contém uma pequena camada de líquido para tornar possível ao coração movimentar-se dentro do tórax.
            O coração ainda pode ser dividido em endocárdio, miocárdio ( é o próprio músculo cardíaco ) e  epicárdio que nada mais é que a lâmina visceral do pericárdio seroso que fora externamente o coração
            Internamente o coração é dividido em quatro câmaras que são:2 átrios e 2 ventrículos.É nos átrios que o sangue chega no coração seja do pulmão através do átrio esquerdo ou do corpo em geral através do átrio direito.Já nos ventrículos é que o sangue consegue impulso para ir para o pulmão ou para o restante do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:
  • Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
  • Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
  • Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.


Artérias
As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.
Veias
As veias são vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração. As veias cavas superior e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.
Vasos capilares
Os vasos capilares – muito finos (são microscópicos) e permeáveis – estão presentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gás oxigênio e hormônios às células. Além disso, recolhem gás carbônico e resíduos do metabolismo celular.
Há capilares arteriais e capilares venosos. As artérias se ramificam sucessivamente, formando vasos de calibres menores chamados arteríolas. Estas continuam se ramificando e formam os capilares arteriais.  Os capilares venosos, espalhados pelo nosso corpo, juntam-se até formar vênulas. As vênulas vão se unificando até formar as veias. Assim, o sangue circula em nosso organismo por um sistema fechado de vasos, pela continuidade dos capilares venosos e arteriais nos tecidos.
Esquema do caminho que o sangue percorre no corpo humano


Anatomia do Sistema Cardiovascular


Artigo sobre Sistema Cardiovascular
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/alimentos-vermelhos-ajudam-sistema-cardiovascular-diz-nutricionista.html
Vídeo explicativo
https://www.youtube.com/watch?v=MfGIOjYP-7M
fonte
http://www.compuland.com.br/anatomia/cardiovascular.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário